Imprimir esta página
Imagem em Destaque

Aracaju

TIPO: Nacionais
LOCALIZAÇÃO: Nordeste - Sergipe
Avalie este item
(0 avaliações)
Solicite um orçamento

Abrigo de um povo alegre e acolhedor, Aracaju reúne história e cultura em meio às ruas tranquilas, limpas, arborizadas e de trânsito fácil da cidade. A capital sergipana ostenta um agitado centro histórico e 30 quilômetros de praias fascinantes. Na orla de Atalaia, principal cartão postal aracajuano, fica a Passarela do Caranguejo, um trecho tomado por bares e restaurantes, onde se pode degustar o melhor da comida regional.

As manifestações populares, partes da tradição regional, incluem a festa junina, o forró e o baião. Falando em festa, o Pré Caju não pode deixar de ser citado. O evento praticamente abre o carnaval brasileiro, 15 dias antes das festividades de Salvador.

Na gastronomia, o prato principal é a carne de sol, servida com feijão verde e mandioca. Pode ser encontrada em todo o Estado e nos principais restaurantes de Aracaju. Outras comidas típicas da região são a buchada, o sarapatel e a galinha cabidela. Nas cidades litorâneas, destaque para a culinária à base de peixes e frutos do mar, incrementados com leite de coco, além da canjica, pamonha e o manauê. Isso sem falar nas macaxeiras, angus, pés-de-moleque, tapiocas, queijadas, bolos e compotas de frutas regionais.

Algumas cidades vivem quase exclusivamente do turismo e do artesanato. Os produtos são feitos a partir da madeira, tecido, barro, cipó e palha. Das mãos dos artesãos surgem telas, esculturas, tecelagens e rendas, pontos fortes do trabalho sergipano.

 

Pontos Turísticos em Aracaju

ORLA DE ATALAIA: Com seis quilômetros de extensão, a praia é um dos cartões-postais da capital. Além do trecho conhecido como Passarela do Caranguejo - repleto de bares, restaurantes e point noturno - reúne ainda o Oceanário de Aracaju e o Centro de Cultura e Arte. A infraestrutura incentiva a prática de atividades esportivas através de ciclovia, quadras de tênis e poliesportivas, pistas de skate e de cooper, campo de futebol e lagos artificiais para a turma do windsurf. Parquinhos e fontes luminosas fazem a alegria das crianças.

OCEANÁRIO DE ARACAJU: Com formato de uma tartaruga marinha e mantido pelo Tamar, o oceanário apresente 60 espécies de animais, divididos em 18 aquários de águas doce e salgada.

CATEDRAL METROPOLITANA DE ARACAJU: Possui estilo neoclássico e neogótico com diversas pinturas em seu interior. Vale lembrar que no ano de 1985, a Catedral foi tombada pelo Patrimônio Histórico. Não deixe de dar uma passadinha por lá e conhecer mais sobre a história.

PALÁCIO OLÍMPIO CAMPOS: Inaugurado em 1863, o Palácio Olímpio Campos foi sede do governo estadual até 1995, quando as tarefas governamentais seguiram para o Palácio dos Despachos, também em Aracaju. No ano de 1985, o local foi tombado como patrimônio estadual. Há um projeto para transformá-lo num museu que retrate a história de Sergipe.
Mais informações em www.palacioolimpiocampos.se.gov.br

PONTE DO IMPERADOR: O local foi construído para o desembarque do imperador Dom Pedro II e sua comitiva em Aracaju, quando o mesmo visitou a cidade em 11 de janeiro de 1860. Na época, a construção de alvenaria e madeira tinha seu piso e escadaria cobertos por tapete baeta azul. Serviu por muitos anos como embarque e desembarque de mercadorias, uma espécie de "miniporto" da capital sergipana.

PASSEIO DE BARCO AO CÂNION DO XINGÓ (RIO SÃO FRANCISCO): As embarcações – escuna ou catamarã – partem da cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju. O passeio acontece na parte represada do rio São Francisco e leva aos imponentes cânions do Xingó, incluindo paradas para mergulho em meio às águas verdes e cristalinas.

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS