Tudo em Blumenau reflete a herança da cultura alemã. Ao caminhar pelas ruas, as construções, a culinária típica e a boa cerveja confirmam as raízes germânicas. Devido a sua localização estratégica, próxima a importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, desponta como referência na educação, infraestrutura e mão de obra qualificada, garantindo uma economia forte e crescente.
No mês de outubro, época da Oktoberfest, a maior festa brasileira da cerveja, as diárias dos hotéis duplicam por conta dos turistas do Brasil e do mundo que seguem até Blumenau para aproveitar o agito e degustar o famoso chope da região. Durante cerca de duas semanas e meia a atmosfera local é regada por música, dança, bebidas e comidas dia e noite.
Mas não é só de cevada que vive os blumenauenses. O marreco recheado, o eisbein (joelho de porco) e do kassler (bisteca de porco, levemente defumada) formam o trio de ferro da culinária alemã. E os preceitos da gastronomia germânica são seguidos à risca: sabores fortes e o conceito de não desperdiçar nenhuma matéria-prima no preparo.
A cidade se apresenta tão completa que não dá para sair dela sem carregar sacolas cheias de produtos, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Roupas, enxovais para bebê, cristais, produtos de cama, mesa e banho rendem ótimas compras.
Pontos Turísticos em Blumenau
PARQUE VILA GERMÂNICA: Réplica de uma vila alemã, sedia a Oktoberfest em imensos pavilhões. Abriga duas alamedas com choperias, restaurantes de comida típica e lojas.
Mais informações em www.parquevilagermanica.com.br.
CERVEJARIA EISENBAHN: Considerada uma das melhores cervejarias do País, oferece visitas às suas instalações, onde é possível conhecer o processo de fabricação, os tipos de cervejas e ainda degustar um chope de 300 ml, tirado diretamente de um dos tanques de fabricação.
Mais informações em www.eisenbahn.com.br.
DAS BIER CERVEJARIA: Localizada numa propriedade rural, cercada de lagos de pesca, está uma das maiores cervejarias artesanais de Santa Catarina, responsável pela produção de cinco tipos de chope alemães sem conservantes. No final das visitas locais realizadas, a bebida é tirada direto do tanque para degustação.
Mais informações em www.dasbier.com.br.