Central de Reservas Central de Atendimento: +55 (21) 3150-1950

Imagem em Destaque

Fernando de Noronha

TIPO: Nacionais
LOCALIZAÇÃO: Nordeste - Pernambuco
Avalie este item
(3 avaliações)
Solicite um orçamento

Ao aportar no arquipélago brasileiro, em 1503, o navegador italiano Américo Vespúcio disse a famosa frase: "O paraíso é aqui". E ele não estava errado. Fernando de Noronha, formado por 21 ilhas e apenas 17 quilômetros quadrados, esbanja belezas naturais, com mar de águas claras, praias de areias douradas e ampla biodiversidade. O distrito, que pertence a Pernambuco, está dividido entre APA (Área de Preservação Ambiental) e Parque Nacional Marinho, e é considerado Patrimônio Mundial Natural desde 2001 pela Unesco.

 

QUANDO IR: O sol brilha o ano todo no arquipélago, com maior índice de chuvas entre os meses de abril e agosto. A temperatura varia pouco durante o ano, com máximas de 30ºC e mínimas de 25ºC.

CURIOSIDADES: Entre 1737 e 1942 funcionou na ilha um presídio, destinado principalmente a presos políticos. A ideia era manter os prisioneiros longe do continente. Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos mantiveram uma estação de rastreamento aéreo ali.

 

Passeios em Fernando de Noronha

Conhecer Fernando de Noronha exige muita disposição e cuidados especiais com a natureza local, como não usar protetor solar nas piscinas naturais. É possível desbravar as principais praias a bordo de um veículo off road, passear de barco pelas baías dos Golfinhos e do Sancho, observar a fauna marinha em mergulhos ou em uma embarcação com fundo de vidro.

Trilhas ecológicas: As principais são trilhas do arquipélago são a Trilha da Esmeralda, que vai da Baía dos Porcos até a praia do Boldró; a Trilha dos Abreus, da Estrada Velha do Sueste até as piscinas naturais dos Abreus; a Trilha do Leão, que começa na praia do Sueste e vai até a praia do Leão; a Trilha do Atalaia, da Enseada da Caieira até a praia do Atalaia; a Trilha da Costa dos Mirantes, com vários mirantes entre as principais baías de Noronha; e a Trilha do Capim-Açu, que dá acesso ao farol da Sapata, à Caverna do Capim-Açu e à Praia do Leão.

Passeio de barco: Durante o passeio de barco entre o Porto de Santo Antônio e a Ponta da Sapata, você passará em frente a várias praias e pela Baía dos Golfinhos, onde pode observar centenas de animais e filhotes de perto, um cenário visto em poucos lugares do mundo. Há ainda parada de 40 minutos para praticar mergulho livre na Baía do Sancho, com águas cristalinas e bancos de coral.

Projeto Tamar: Localizado a 1,5 quilômetro do centro, a sede do projeto de preservação de tartarugas-marinhas abriga loja e museu com réplicas desses animais. Conta com programação de palestras noturnas (a partir das 20h) sobre preservação, ecologia, meio ambiente, extinção, cuidados com os animais e curiosidades. Em datas pré-divulgadas pelo Projeto Tamar, você pode acompanhar a marcação e a desova das tartarugas na praia.

Prancha Vip: O passeio, que começa no Porto de Santo Antônio, é cheio de adrenalina. Enquanto segura uma prancha ligada a um barco por uma corda, você desliza pelas águas e admira o fundo do mar. Essa primeira parte da atividade chama-se "mergulho a reboque". Depois vá de barco até o Morro Dois Irmãos, com parada para banho de mar e churrasco servido a bordo. A Prancha Vip também é conhecida como "voo submarino".

Projeto Navi: Saindo do Porto de Santo Antônio, você passeia em uma embarcação com fundo de vidro, em forma de lupa, para observar a vida marinha sem precisar mergulhar. Um guia acompanha os turistas, explicando sobre as espécies da fauna marinha do arquipélago.

 

Pontos turísticos em Fernando de Noronha

Construções antigas, como o Forte do Boldró, hoje servem como mirantes para observação de pontos onde os turistas não podem ir, devido às restrições ambientais. Praias encantadoras e com ondas perfeitas para o surfe também são abundantes na ilha. Para completar, a Vila dos Remédios vai te encantar com casinhas simples e uma simpática feira de artesanato.

Forte do Boldró: Localizado a dois quilômetros do centro, é famoso o belo pôr do sol no Morro Dois Irmãos, admirado do alto do mirante do Forte do Boldró, construído no século 18. Suas ruínas ficam na Praia do Boldró, que possui piscinas naturais na maré baixa. Na praia que fica em frente ao Forte, o mar de ondas com até cinco metros, entre dezembro e março, é convite aos surfistas.

Museu dos Tubarões: Localizado a 1,5 quilômetro do centro, o museu traz diversas mandíbulas de tubarões, esculturas ao ar livre, loja de souvenires e imagens ilustrativas de animais. No restaurante local, deguste o bolinho de tubalhau, feito com carne de tubarão, que lembra muito o tradicional bolinho de bacalhau. Várias espécies habitam a enseada Buraco da Raquel, na frente do museu, e é mais fácil visualizá-las na maré cheia.

Baía dos Golfinhos: A baía está localizada a três quilômetros do centro. Vale a pena acordar bem cedo para admirar os rodopios dos golfinhos do alto do mirante, um paredão de 55 metros. Os animais costumam brincar no local todos os dias de manhã bem cedo, entre 6h e 7h30. Biólogos dão orientações e emprestam binóculos para melhor observação, já que é proibido mergulhar na praia.

Morro Dois Irmãos: Formadas por rochas vulcânicas localizadas no mar de dentro entre as praias Cacimba do Padre e Baía dos Porcos, as duas elevações sobre o mar parecem brotar das águas. Sair de Fernando de Noronha sem fotografar o principal cartão-postal do arquipélago é quase impossível. O Morro pode ser admirado a partir de locais como o mirante da Baía dos Porcos, a praia Cacimba do Padre e o Forte do Boldró.

Praia da Conceição: Principal point de Noronha, a praia fica a apenas 500 metros do centro. Com areia fina e fofa, os jovens da ilha gostam de ir até lá para jogar bola e observar o pôr do sol. O mar é calmo de abril a novembro e bom para surfe de dezembro a março. A praia é longa, ideal para caminhadas.

Praia da Conceição: Principal point de Noronha, a praia fica a apenas 500 metros do centro. Com areia fina e fofa, os jovens da ilha gostam de ir até lá para jogar bola e observar o pôr do sol. O mar é calmo de abril a novembro e bom para surfe de dezembro a março. A praia é longa, ideal para caminhadas.

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Dicas

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Para evitar transtornos, os brasileiros que pretendem viajar para o exterior pre... LEIA MAIS

12/01/2015

Como tirar seu passaporte

Todo brasileiro que quer viajar para o exterior, pelo menos para os paises que n... LEIA MAIS

18/12/2014

NOVATOUR News NOVATOUR News

Assine nossa newsletter para receber as últimas novidades e ofertas.
Nós respeitamos sua privacidade. Não enviamos spam.
Por favor aguarde

Sobre a NOVATOUR

NOVATOUR OPERADORA DE TURISMO LTDA
CNPJ: 06.201.030/0001-42

Av. das Américas, 8445 - Sala 1307
Ed. Barra Tower
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ, 22793-081

+55 (21) 3150-1950 / 2487-6228

+55 (21) 99606-2900

Embratur/Abav